inverno chegando

Campanhas arrecadam roupas e EPIs para doações

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Pedro Piegas (Diário)

ATUALIZAÇÃO: matéria atualizada no dia 19 de maio às 21h45min

Apesar do distanciamento social estar deixando as pessoas mais distantes, a solidariedade e a preocupação com o próximo continuam em alta. E é com isso em mente que a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Câmara de Vereadores da cidade lançaram campanhas para arrecadar agasalhos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para quem mais precisa. Confira, abaixo, como doar.


Vacinação contra gripe é retomada nesta quarta-feira com sistema drive-thru

Sua atitude aquece o inverno de alguém. Essa é a frase que carrega a Campanha do Agasalho da UFSM. Em tempos que a solidariedade se faz mais necessária devido à pandemia do coronavírus, é esperado arrecadar roupas e cobertores para quem precisa de apoio em se manter aquecido com a iminente chegada do frio. O lançamento da campanha aconteceu nesta terça durante a Polifeira do Agricultor na Avenida Roraima e já recebeu doações entre às 7h30min e 11h30min, horário da feira.

A campanha foi adaptada para o cenário de distanciamento. A principal novidade é a possibilidade doar sem sair de casa. Basta mandar uma mensagem por WhatsApp para o número (55) 99113-2356, até a quarta-feira, e informar nome e endereço. As doações serão recolhidas ainda nesta semana, na quinta e na sexta. Depois de cinco dias, será feito uma triagem com o que pode ser destinado e, então, distribuído entre moradores da Casa do Estudante Universitário II, refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade, Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), Lar de Miriam, e a comunidade que mora no entorno da Vila Brasil. Além disso, é esperado destinar as doações para outras instituições mapeadas pelo Observatório de Direitos Humanos (ODH) da UFSM.

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">O prazo de cinco dias entre o recebimento e a distribuição das doações é uma medida de cautela para impedir um possível contágio do coronavírus. Segundo a organização, o prazo de cinco dias é indicado por médicos para que não haja possibilidade de transmissão pelas roupas doadas. Enquanto esse prazo é respeitado, as peças doadas ficaram armazenadas no Centro de Convenções da Universidade.

TV Câmara de Santa Maria vai retransmitir aulas pré-Enem

Na próxima terça-feira, a ação de recolhimento deve se repetir em mais uma edição da Polifeira no mesmo horário. À tarde, neste dia, também serão recebidas doações no prédio da antiga reitoria, no Centro, das 14h às 17h30min. Depois de recolhidas todas as novas doações, serão aguardados cinco dias novamente para, então, distribuí-las.

Conforme a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), nos anos anteriores, a campanha acontecia por um mês com caixas de coleta no hall de todas as unidades de ensino, na reitoria, nos restaurantes universitários, bibliotecas e Husm. Entretanto, repetir o modelo seria inviável, já que as atividades presenciais estão suspensas, e o campus segue fechado para visitações.

VÍDEO: pesquisadores da UFSM começam a monitorar impactos de incêndio em Agudo

Não há programação para uma nova coleta depois da semana que vem. Isso depende de haver voluntários que se disponibilizem a participar da campanha. Servidores da UFSM podem se voluntariar por meio do e-mail comunicacaointegrada@ufsm.br. 

COMO DOAR

  • Pelo WhatsApp: até 20 de maio, enviando uma mensagem como nome e endereço para (55) 99113-2356
  • Na Polifeira: em 26 de maio, das 7h30min às 11h30min
  • Na antiga reitoria: em 26 de maio, das 14h às 17h30
    Endereço: Rua Floriano Peixoto, 1.184

TRADIÇÃO CONTRA O FRIO
O início da campanha coincidiu com a Ciranda do Agasalho, uma ação organizada por entidades tradicionalistas e coordenada pela 13ª Região Tradicionalista, em Santa Maria. A Ciranda do Agasalho foi a forma de adaptar a Ciranda das Prendas, que costuma ocorrer em maio e não pôde acontecer devido ao coronavírus. O Departamento de Tradições Gaúchas Noel Guarany participou da iniciativa e fortalece a campanha da UFSM.

CÂMARA DE VEREADORES REALIZA CAMPANHA
A Câmara de Vereadores de Santa Maria também entrou na onda de solidariedade. Até o dia 29 de maio, a casa recebe cobertores, roupas para o frio e equipamentos de proteção individual (máscaras, álcool em gel 70%, luvas, sabonete, sabão em barra). As doações podem ser entregues no gabinete da presidência da Câmara. Esses itens devem estar em boas condições de uso e higienizadas. Posteriormente, as doações serão destinadas às pessoas que precisam de auxílio.

*Colaborou Leonardo Catto e Luiza Oliveira

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

12 cidades ao redor de Santa Maria já registram infecções por coronavírus

Próximo

VÍDEO: vacinação contra gripe é retomada nesta quarta-feira com sistema drive-thru

Geral